1. Home
  2. Funcionalidades Editor Aplicativos
  3. WordPress: Integre um Site em WP no seu Aplicativo!

WordPress: Integre um Site em WP no seu Aplicativo!

Com o recurso “WordPress”, você pode integrar as postagens e páginas do seu site ou blog, no aplicativo que estiver criando.

Para que isso funcione, naturalmente a primeira coisa que deve ser feita é adicionar o recurso, encontre ele na aba “Recursos” e seção “Adicionar Páginas” no Editor de Apps.

Obs.: Se tiver dúvidas em como utilizar corretamente o editor e suas opções, acesse nosso tutorial completo.

Configurações gerais

Depois de adicionado, você verá a seguinte página de configuração:

  • WordPress URL: deve ser colocado o endereço do site em WordPress que você deseja buscar posts e páginas;
  • Show title & subtitle: se marcar essa opção, será exibido título e subtítulo;
  • Título: você pode dar um título, normalmente o nome do site;
  • Subtítulo: você pode inserir um subtítulo;
  • Group all queries into a single list: essa é uma opção de exibição, no recurso “WordPress” você pode criar o que é conhecido entre os desenvolvedores como Queries, traduzindo para o português, seria algo como “Consultas”. Essas “Consultas” são uma forma de criar listas de posts e / ou páginas. Então, marcando esta opção, irá agrupar todas as consultas em uma única lista. Caso contrário, quando não estiver marcada, as consultas serão exibidas como “Categorias / Pastas“;
  • Sort by: nessa opção é possível escolher a ordem dos posts. Se será por: Data, Autor, Id, Relevância ou Título;
  • Sort order: aqui você pode escolher a forma de classificação dos post, se será Descending (descendente) ou Ascending (ascendente);
  • Show cover: essa opção aplica-se somente quando as consultas não estão agrupadas e mudará para a exibição da imagem de capa na página inicial do recurso “WordPress” no aplicativo;
  • Cobertura 960 x 600: clicando nesse botão podemos adicionar uma imagem de capa, para a página inicial do recurso;
  • Login / Palavra-passe: Se você quiser acessar posts e páginas protegidos por uma conta, insira suas credenciais, caso contrário, deixe-as em branco;

Adicionado as informações e feito as configurações necessárias, devemos clicar no botão “Salvar” para finalizar essa etapa e poder carregar a próxima.

Importante: Para começar a exibir as postagens você deve criar consultas, é o que veremos a seguir.

Construtor de consultas

Depois que terminamos o passo anterior será carregado a seção “Add a Query”, é aqui que vamos construir nossa primeira consulta. Para esse exemplo, iremos chamá-la de Aplicativos.

  • Show title & subtitle: quando selecionada, essa opção exibe o título e o subtítulo dados para a consulta atual;
  • Show cover: ao marcar essa alternativa, será exibido a imagem de capa desta consulta;
  • Cobertura 960 x 600: clicando nesse botão, você consegue adicionar uma imagem de capa para a consulta;
  • Thumbnail 512 x 512: ao clicar neste botão, é possível adicionar uma imagem de miniatura para a consulta que está sendo criada;

Obs.: Capas e Miniaturas só são visíveis quando as consultas não são agrupadas.

Agora devemos selecionar as categorias dos posts que gostaríamos de trazer nessa consulta.

Fazer isso é bem simples, pois o construtor de consultas já busca automaticamente todas as categorias e páginas disponíveis em no site em WP configurado anteriormente.

Como exemplo, selecionamos as categoria Criar App, Dicas para Criar App e Publicar App, respectivamente com 14, 3 e 1 post cada.

Por último, clicamos em “Salvar”.

Design

Na seção de design, você pode carregar imagens de fundos para o recurso.

Configurações

A seção de configurações tem dois itens relevantes:

  • Use card design: é a alternativa de “Design de Cartão”, que é um formato diferente de exibir as categorias e post do site dentro do aplicativo;
  • Cache lifetime (excluding pull to refresh): esta opção está relacionado ao tempo de vida do cache (função para melhorar o tempo de carregamento e reduzir a carga nos servidores WordPress). Todas as consultas são armazenadas em cache, mas a função “Pull to refresh” presente no aplicativo, recria automaticamente o cache para buscar conteúdo novo. O tempo de vida do cache padrão é definido para 1 hora e você pode alterar para outro valor;

E pronto, terminamos a configuração desse recurso.

Extra: Soluções de problemas

Se você tiver problemas para integrar seu wordpress, a primeira coisa a verificar é se a url: https://www.seusitewordpress.com.br/wp-json responde a algo quando chamada, apenas adicione /wp-json após o endereço do seu site.

Por exemplo: https://korben.info/wp-json responde aos dados. É por isso que funciona na Easy Easy Apps. Porque nosso Editor de Apps, precisar ler dados retornados pelo site.

Portanto, se não houver dados exibidos quando você chamar a url do seu site, isso significa que algo impede que o WordPress retorne dados.

A causa disso, pode vir de plugins de segurança do WordPress e também de plugins de segurança do servidor no qual o WordPress é executado.

Alguns procedimentos para testar:

  1. Desative todos os plugins do WordPress e verifique se a url passa a retornar dados. Se houver retorno, comece a ativar um a um os plugins e testando a url a cada ativação, até encontrar o plugin que impede que os dados sejam retornados.
  2. Se ainda não houver dados retornados, pode haver um plugin de segurança no servidor, que pode gerar esse tipo de comportamento. Você deve entrar em contato com o administrador ou suporte do seu servidor para averiguar isso.

Agora sim, terminamos o tutorial e as dicas.

Bom uso!

Updated on abril 21, 2019

Was this article helpful?

Related Articles