Com o recurso “WordPress”, você pode integrar as postagens e páginas do seu site ou blog, no aplicativo que estiver criando.
Para que isso funcione, naturalmente a primeira coisa que deve ser feita é adicionar o recurso, encontre ele na aba “Recursos” e seção “Adicionar Páginas” no Editor de Apps.
Obs.: Se tiver dúvidas em como utilizar corretamente o editor e suas opções, acesse nosso tutorial completo.
Configurações gerais
Depois de adicionado, você verá a seguinte página de configuração:

- WordPress URL: deve ser colocado o endereço do site em WordPress que você deseja buscar posts e páginas;
- Show title & subtitle: se marcar essa opção, será exibido título e subtítulo;
- Título: você pode dar um título, normalmente o nome do site;
- Subtítulo: você pode inserir um subtítulo;
- Group all queries into a single list: essa é uma opção de exibição, no recurso “WordPress” você pode criar o que é conhecido entre os desenvolvedores como Queries, traduzindo para o português, seria algo como “Consultas”. Essas “Consultas” são uma forma de criar listas de posts e / ou páginas. Então, marcando esta opção, irá agrupar todas as consultas em uma única lista. Caso contrário, quando não estiver marcada, as consultas serão exibidas como “Categorias / Pastas“;
- Sort by: nessa opção é possível escolher a ordem dos posts. Se será por: Data, Autor, Id, Relevância ou Título;
- Sort order: aqui você pode escolher a forma de classificação dos post, se será Descending (descendente) ou Ascending (ascendente);
- Show cover: essa opção aplica-se somente quando as consultas não estão agrupadas e mudará para a exibição da imagem de capa na página inicial do recurso “WordPress” no aplicativo;
- Cobertura 960 x 600: clicando nesse botão podemos adicionar uma imagem de capa, para a página inicial do recurso;
- Login / Palavra-passe: Se você quiser acessar posts e páginas protegidos por uma conta, insira suas credenciais, caso contrário, deixe-as em branco;
Adicionado as informações e feito as configurações necessárias, devemos clicar no botão “Salvar” para finalizar essa etapa e poder carregar a próxima.
Importante: Para começar a exibir as postagens você deve criar consultas, é o que veremos a seguir.
Construtor de consultas
Depois que terminamos o passo anterior será carregado a seção “Add a Query”, é aqui que vamos construir nossa primeira consulta. Para esse exemplo, iremos chamá-la de Aplicativos.

- Show title & subtitle: quando selecionada, essa opção exibe o título e o subtítulo dados para a consulta atual;
- Show cover: ao marcar essa alternativa, será exibido a imagem de capa desta consulta;
- Cobertura 960 x 600: clicando nesse botão, você consegue adicionar uma imagem de capa para a consulta;
- Thumbnail 512 x 512: ao clicar neste botão, é possível adicionar uma imagem de miniatura para a consulta que está sendo criada;
Obs.: Capas e Miniaturas só são visíveis quando as consultas não são agrupadas.
Agora devemos selecionar as categorias dos posts que gostaríamos de trazer nessa consulta.
Fazer isso é bem simples, pois o construtor de consultas já busca automaticamente todas as categorias e páginas disponíveis em no site em WP configurado anteriormente.
Como exemplo, selecionamos as categoria Criar App, Dicas para Criar App e Publicar App, respectivamente com 14, 3 e 1 post cada.

Por último, clicamos em “Salvar”.
Design
Na seção de design, você pode carregar imagens de fundos para o recurso.

Configurações
A seção de configurações tem dois itens relevantes:
- Use card design: é a alternativa de “Design de Cartão”, que é um formato diferente de exibir as categorias e post do site dentro do aplicativo;
- Cache lifetime (excluding pull to refresh): esta opção está relacionado ao tempo de vida do cache (função para melhorar o tempo de carregamento e reduzir a carga nos servidores WordPress). Todas as consultas são armazenadas em cache, mas a função “Pull to refresh” presente no aplicativo, recria automaticamente o cache para buscar conteúdo novo. O tempo de vida do cache padrão é definido para 1 hora e você pode alterar para outro valor;

E pronto, terminamos a configuração desse recurso.
Extra: Soluções de problemas
Se você tiver problemas para integrar seu wordpress, a primeira coisa a verificar é se a url: https://www.seusitewordpress.com.br/wp-json responde a algo quando chamada, apenas adicione /wp-json após o endereço do seu site.
Por exemplo: https://korben.info/wp-json responde aos dados. É por isso que funciona na Easy Easy Apps. Porque nosso Editor de Apps, precisar ler dados retornados pelo site.
Portanto, se não houver dados exibidos quando você chamar a url do seu site, isso significa que algo impede que o WordPress retorne dados.
A causa disso, pode vir de plugins de segurança do WordPress e também de plugins de segurança do servidor no qual o WordPress é executado.
Alguns procedimentos para testar:
- Desative todos os plugins do WordPress e verifique se a url passa a retornar dados. Se houver retorno, comece a ativar um a um os plugins e testando a url a cada ativação, até encontrar o plugin que impede que os dados sejam retornados.
- Se ainda não houver dados retornados, pode haver um plugin de segurança no servidor, que pode gerar esse tipo de comportamento. Você deve entrar em contato com o administrador ou suporte do seu servidor para averiguar isso.
Agora sim, terminamos o tutorial e as dicas.
Bom uso!